quinta-feira, novembro 09, 2006

Os democratas e o Iraque

Vale a pena ler o que escreve Nuno Mota Pinto, no Mar Salgado, sobre a vitória dos democratas nas eleições americanas. Por exemplo:

«Com o poder vem a responsabilidade. Na noite eleitoral, Howard Dean afirmou na televisão que nunca foi objectivo dos democratas retirar do Iraque (esta afirmação provocou sorrisos e gargalhadas num estúdio de TV repleto de analistas que bem se recordavam do Dean candidato anti-guerra). Nancy Pelosi (uma personagem bem mais interessante e hábil do que a caricatura de esquerdista de São Francisco faz crer) tem feito afirmações na mesma linha, garantindo a cooperação estratégica e construtiva do congresso com o Presidente.»

É que, ao contrário de que os falcões domésticos andam por aí a escrever, os democratas não têm, nem tinham de ter, uma solução para o Iraque.
O voto desta semana foi uma censura à situação a que se chegou, à inabilidade na gestão do dossier iraquiano. Nem sequer foi uma censura à invasão - a generalidade dos americanos apoiou a iniciativa de Bush.
Se os democratas ajudarem Bush a encontrar um início de solução já será muito bom. Mas convém mantermos uma boa dose de pessimismo...





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?