terça-feira, setembro 12, 2006

Soares e os pequeninos

Não vi o famoso Prós e Contras em que JPP e MSoares debateram o 9-11 e os days after. Ou melhor, vi, mas só muito parcialmente e com razoável desatenção.
Tivesse visto e decerto concordaria com o diagnóstico de JPP. Sobre o terrorismo, sobre as tensões que daí resultaram, sobre o que está em causa. Discordaria, decerto, dele quanto às soluções, mais especificamente quanto à resposta americana e europeia.
E certamente ficaria desiludido com algumas teses ultrapassadas que MSoares tem manifestado sobre a matéria. Acho que MSoares não percebeu o que se passou, ainda funciona com estereótipos que já não se aplicam. Mas, seguramente, estaria com ele na incomodidade perante a resposta americana.
O fio condutor da resposta americana é terreno fértil para as mais tresloucadas teorias da conspiração. De que não partilho - acho que é mesmo só estupidez.
Tentei perceber, pelos blogues, o que foi dito na tal maior fatia a que não assisti. Infelizmente, apenas arruaça. Tudo poderia ter sido escrito antes do debate.
Toda a "nata esclarecida" escarneceu de Mário Soares no seu confronto com Pacheco Pereira, na RTP. Se há alguém neste país da treta que não pode ser acusado de "anti-americanismo" é Soares. No tempo em que muitos destes "ocidentalistas" nervosinhos ainda andavam de cueiros a puxar pelo "marxismo-leninismo-maoísmo-estalinismo" para Portugal, Soares não hesitou, o que lhes permite agora disparatarem à vontade, escreve o João Gonçalves. Concordo. Com isto e com tudo o resto que o João escreve no post. Apesar do que penso sobre esta fase de Soares.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?