sexta-feira, setembro 08, 2006

Os telejornais

Ontem, ouvi uma das notícias mais animadoras para o panorama dos media em Portugal. A RTP iria, finalmente, encurtar o Telejornal.
O facto de os principais noticiários de televisão terem em Portugal mais de 60 minutos, e não a meia hora característica da generalidade dos países, é um dos principais factores de distorção do fio noticioso.
Nos noticiários de uma hora cabe todo o disparate do mundo, o fait-divers assume honras de primeira página e, em vez de se darem notícias, dão-se notícias e explora-se, em pseudo-reportagens ou em directos, o lado mais patético da realidade.
Essa dignificação do irrelevante, através da consagração no prime-time, conduz inevitavelmente à tabloidização e a uma distorção da importância das notícias.
Depois de ouvir a mudança de atitude da RTP, fui ler a «letras pequeninas». Afinal, a RTP vai tirar «oito ou dez minutos» ao Telejornal, que vai passar a terminar às 21 horas.
Ou seja, fica tudo na mesma. A televisão do Estado perdeu mais uma oportunidade para estabelecer padrões de serviço público e apontar a bitola aos privados. É pena.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?