sábado, setembro 16, 2006

Correio dos leitores

De Rosa Caetano:

Sobre o seu post sobre a Anabela Fino mas abrangendo também afirmações feitas noutros blogs, gostaria que o seu espirito liberal lhe permitisse conceder ao leitores do blog o acesso a um meu comentário ou desabafo, nos seguintes termos :
Perante os «post» que têm estado a ser publicados sobre a jornalista Anabela Fino, só falta desatarmos todos a gritar «Viva o corporativismo», «vivam os órgãos de comunicação social como santa comunidade de pesssoas com as mesmas ideias e posições», «viva a amálgama entre donos e patrões, chefes e chefiados, empresas e trabalhadores».
Em suma, está tudo dito: no ano da graça de 2006, em Portugal uma legitima ou discutivel critica aos «media» - Anabela Fino nunca refere os jornalistas - é transformada em enxovalho aos jornalistas e em base para intenções de demissão de sócios do Sindicato dos Jornalistas.Isto é que é verdadeiramente um dos momentos mais tristes do jornalismo português : o de até se querer demitir alguém de funções sindicais pelas opiniões que emitiu como jornalista.
Não me lembro de jamais depois do 25 de Abril alguém pôr em causa um dirigente sindical dos jornalistas por opiniões que tenha emitido no exercicio da sua profissão. Por este caminho, rasguem-se todos os ensaios universitários portugueses e estrangeiros sobre o papel, a vida, a propriedade, os limites e condicionantes dos «media»! Enviemos todos telegramas de protesto e indignação aos principais medias franceses que aqui há uns anos, na sequência da guerra do Golfo, desataram todos a publicar dossiers autocríticos numa espantosa competição sobre quem ia mais longe na revelação dos sombrios bastidores da vida dos órgãos de comunicação social.
Escrevamos rapidamente às administrações da New York Review of Books e da Columbia Journalism Review para que acabem imediatamente com esse jornal e essa revista, useiros e vezeiros num olhar critico e implacável sobre empresas e sobre jornalismo.
Os que escrevem o que têm estado a escrever sobre a Anabela Fino não sabem nem sonham mas são eles os verdadeirs cultores do estalinismo considerado numa perspectiva em termos de substância intelectual e de estrutura mental.

Tenham, se não vergonha, pelo menos um módico de bom senso!

Comentários:
1. Sou jornalista e chateia-me que o sindicato que me representa (os jornalistas têm uma tradição em que o sindicato extravasa o papel do sindicalismo tradicional) seja dirigido há anos por um militante do PCP, habitual candidato nas eleições legislativas pelo círculo do Porto.
2. Sou jornalista e nós, os jornalistas, temos uma regras «chatas», que impedem, por exemplo, o exercício da publicidade. O Avante! é um jornal partidário, de propaganda, e chateia-me que quem o faz possa ter carteira profissional de jornalista. Como se calcula, ainda me chateia mais que uma pessoa que trabalhe no Avante! possa ser dirigente do «meu» sindicato.
3. Trabalho num jornal de referência e chateia-me que digam que é «mais ou menos» de referência.
4. Não me chateia absolutamente nada o confronto de ideias, como aliás se pode constatar pela leitura deste blogue. Nessa medida, não me chateia mesmo nada que me chamem estalinista, porco fascista, ou outra coisa qualquer.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?