domingo, setembro 03, 2006

Abaixo da media (I)

José Pacheco Pereira considera [vidé última Sábado] que falta na comunicação social portuguesa «atitude crítica». E que exemplo disso será a boa imagem com que o ministro António Costa se passeia pelas televisões. E fala nas «múltiplas cumplicidades nos órgãos de comunicação». [a tese de que Costa tem boa imprensa é curiosa - um breve inquérito aos vários media facilmente concluiria que o que lá chega são mais razões de queixa que outra coisa, mas enfim...]
A este mundo de sombras - que pena JPP não nomear as cumplicidades... - o articulista contrapõe a blogosfera, onde parece que se fazem as perguntas certas.
Há que dar um certo desconto a este tipo de teses - afinal de contas, estamos a falar do mesmo JPP que nem reparou numa pequena notícia sobre si próprio (é lá possível..) em que, na revista Visão, Caetano Veloso se confessava mui fascinado por um certo blogue português. Se coisa de tal calibre escapou a JPP, é bem possível que também tenham escapado outras coisas de menor relevância... como algumas notícias mais críticas para o Governo.
Mais a sério - é óbvio que a tese dos media conformistas carece de comprovação. Qualquer pessoa que consulte diariamente o que se publica em Portugal fará a justiça de comprovar que os media confrontam insistentemente os poderes. Mais, que se comprazem em dar más notícias. Que, pegando em qualquer relatório, puxarão sempre para título o lado negativo. Que, em qualquer declaração, privilegiarão o que corre mal.
JPP prefere extrapolar a partir de um caso (MIT) - o que lhe dá jeito (mas até nisso teve azar, porque a dúvida que atormentava a blogosfera foi, nesse mesmo dia, respondida pelos media).
E junta-lhe o passaporte electrónico. JPP queria que os jornalistas, perante a simples apresentação da coisa, se pusessem imeditamente com dúvidas. Exactamente aquilo que JPP sempre critica aos media quando se fala, por exemplo, do Iraque.
É óbvio que o Governo abusa da propaganda - aos media compete espelhar essa realidade. Se não, como saberia JPP que o Governo abusa da propaganda? E, feita a propaganda, há que dar tempo para ver o que acontece e só depois noticiar. O tal tempo que, noutros tempos, JPP achava que estava a matar a política. Sim, esse tempo da comunicação, que é mais acelerado que o da política e que não dá tempo à política para se desenvolver. O quê, não se lembram de quando JPP escrevia isto? Não foi há muito tempo... estava o PSD no Governo.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?