sexta-feira, agosto 25, 2006

A credibilidade

Com tanta capacidade de análise do funcionamento dos media, Gabriel Silva [A Blasfémia] ainda acaba por ser convidado para integrar a tal Entidade Reguladora para a Comunicação Social...
É que a protecção das fontes - que dá origem às expressões que tanto o incomodam nuns casos e noutros não - integra um sistema de trabalho, com aspectos técnicos e deontológicos, que obriga, por exemplo ao contraditório, a ouvir as partes em confronto.
Isto já para não falar de uma realidade menos tangível, que é a credibilidade do emissor - credibilidade essa que se constrói, ou não, ao longo do tempo. E esse é um ponto crucial no caso em análise.
É claro que algumas pessoas, mesmo com outro tipo de responsabilidades na área dos media, preferem ignorar estes princípios básicos e travestir as informações de que dispõem em artigos de opinião, em vez de as trabalharem de um estrito ponto de vista jornalístico. Fornecer pretensa informação em artigos de opinião constitui um limbo mediático confortável, mas evidentemente desresponsabilizador.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?