sexta-feira, agosto 25, 2006

Contra as polémicas

Há coisas que simplesmente não consigo discutir. O filme Os Amantes Regulares, por exemplo. O autor de umblogsobrekleist gosta de tudo o que o realizador, Philippe Garrel, faz. Já a mim, o filme em causa deixou-me à beira do desespero.
Eu também acho quase toda a chamada música erudita do século XX uma enorme seca, um desafinanço completo. E haverá pessoas que dirão: mais non, aquilo é desconstrutivista, o belo numa nota só, toda uma nova concepção de harmonia...
Enfim, há uns anos eu ficaria preocupado - a cultura dos clássicos, os grandes pintores, os autores russos, os músicos austríacos, as escolas expressionistas... tudo isso me chegou mal e tardiamente, produto que sou da mais fina escola pública portuguesa e das mais medianas e remediadas famílias de província.
Hoje, apesar de tudo, há mais mundos do que imaginávamos ainda há uma década. E há uma enorme democratização do gosto e do acesso aos bens culturais. Que fará comichão a uns tantos, mas que faz a alegria de muitos mais.
PS: numa coisa, o umblogsobrekleist tem razão - o tal do Garrel inventa uns títulos do caraças.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?