domingo, julho 02, 2006

Notícias da Futebolândia (concl. prov.)

Uma das coisas mais engraçadas (no duplo sentido: curiosas e divertidas) dos blogues é o resultado da mistura de registos.
Uma piada de café - do tipo «este Sócrates era capaz de mandar um homem à lua só para distrair a malta das agruras da governação» - transfigura-se na mais fina das análises políticas.
Aquilo a que estamos a assistir, numa curiosa circulação entre blogues e media tradicionais, é puro delírio. A remodelação estudada para anteceder o jogo com a Inglaterra (parem para pensar: com que objectivo? mas ainda alguém acha que o povo valoriza coisas como uma remodelação?). A remodelação, lado negro a esconder, numa semana em que Sócrates, todos os dias, todos os dias mesmo, fez um daqueles anúncios-tipo-propaganda-que-o-pessoal-tanto-gosta-de-denunciar. Ou seja, a mesma semana (ao limite, a mesma argumentação) serve para justificar a data da má notícia, mas não serve para justificar o anúncio agradável? Em que ficamos?
Temo que, se Portugal avançar mais no Mundial, o homem ainda acabe acusado de comprar árbitros. Pior, de crime de lesa Pátria por ajuda indevida à Selecção Nacional.
E, no entanto, nada, mesmo nada, na governação de Sócrates permite tal conclusão. Ele será propagandista, demagógico, egocêntrico, vendedor de ilusões, até coisas muito mais sinistras... Mas não me parece que, até agora, Sócrates tenha utilizado contextos externos à política executiva para tomar, anunciar ou esconder medidas. O comportamento do Governo em momentos (e nas vésperas) de actos eleitorais, como as autárquicas e as presidenciais, talvez servisse de demonstração disso mesmo. Não fosse este um país desmemoriado.

Act: acho que, na segunda-feira, o homem vai anunciar mais qualquer medida de impacto. Seguindo os finos raciocínios que por aí andam, deve ser para aproveitar a onda da vitória. Mas, como a coisa foi marcada antes do jogo, talvez seja para aproveitar a onda má pós-derrota.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?