terça-feira, julho 04, 2006

Galiza (um contributo)

Do leitor Pedro Freire de Almeida, recebi o seguinte comentário, útil para a compreensão do que nos diferencia de Espanha:

Pelo pouco que conheço da Galiza e de outras regiões de Espanha, também constato uma vitalidade imensamente superior à portuguesa no relativo às publicações regionais, temáticas e "de causas". Creio que isso se deve à tradição cultural nacionalista, já do sec.XIX, depois ao espírito de resistência política no tempo de Franco, mais recentemente às milhentas causas (desde as temáticas globalização até às paroquiais). Donde vem essa energia? Do atrito permanente com o "Outro" (o Estado Espanhol), tendo de se afirmar em todas as áreas para que não se esqueçam que existe e tem identidade própria?
Seja como for, é uma vitalidade de produção editorial e de polémica que exprime uma relação mais participativa na causa pública e, no caso dos jornais com edições locais, é claramente muito positivo.


Nota o leitor que teve de me mandar o comentário por mail porque não tenho caixa de comentários. É uma velha quezília... Já cheguei a ter caixa, mas encerrei-a. Das que conheço, ora pelo tom, ora pelo conteúdo, são praticamente lixo. Surgiram recentemente os «comentários moderados» [fabulosa expressão - será que aceitam comentários exacerbados?], mas, como a minha vida não é isto, não tenho tempo para grandes moderações.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?