sábado, junho 24, 2006

Do Estado

Tenho para mim que um dos motivos do nosso irremediável atraso nem passa pela falta de concretização, mas sim pela própria discussão. Não conseguimos discutir, perceber o problema, organizar a informação.
Exemplo disso é a polémica parlamentar e extra-parlamentar acerca do protocolo do Estado. Do Estado, insisto. Um documento que se destina a organizar a geografia público do Estado, dos seus representantes, das suas instituições.
No entanto, rapidamente o debate resvalou para aquilo que não deveria ser - se a Igreja Católica deve, ou não, ter lugar. Se a alegada família real também pode lá estar.
Equívoco total. O protocolo é do Estado. Que eu saiba, a Igreja Católica não integra o Estado português, nem a «família real» é uma estrutura da República em que vivemos.
Parece-me evidente que os representantes dessas duas entidades podem ser convidados e estar presentes em cerimónias oficiais. Não me parece nada normal é que, sequer, se discuta se devem ocupar qualquer lugar reservado às figuras do Estado.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?