sábado, maio 06, 2006

Texto com três ahs

Hugo Chávez tem, na televisão estatal da Venezuela, um programa divertido chamado «Alo Presidente». Durante uma data de horas, o homem fala, entrevista, canta, insulta Bush, eu sei lá. É aos domingos e, à segunda-feira, os media de todo o mundo costumam reproduzir as coisas mais engraçadas do gajo.
Uma das tvs privadas - que todas juntas têm prái 90 por cento da audiência - tem um programa chamado «Alo Ciudadano», uma espécie de forum em que toda a gente pode telefonar para insultar Chávez. A coisa não tem tanta graça quanto o original.
Algumas das televisões e jornais privados são propriedade, directa ou indirecta, de Gustavo Cisneros. Que controla também grande parte da distribuição alimentar do país. Cisneros é um magnata de topo da América, Latina e não só, e visita habitual do rancho dos Bush.
Esta é a Venezuela do perigoso comunista Hugo Chávez - esse grande líder inspirador dos perigosos e comunistas que, na Bolívia ou no Peru, assustam os liberais de casino na Europa e nos EUA. Mais perigoso e mais comunista que Chávez só o tal Lula, cujo Brasil revela performantes económicas de fazer corar os portugueses.
Ah... é claro, a Venezuela tem mostrado um crescimento económico risível (enfim, dito por um português...), mas o problema da Venezuela não é o da criação de riqueza, é o da distribuição. Enquanto houver petróleo, esteja lá o Chávez ou um palhaço nomeado pela CIA, ninguém se preocupará com modelos de desenvolvimento ou coisa parecida. Nunca assim foi. Não se peçam milagres às pessoas.
Segundo ah... é óbvio que quando as fazendas dos brancos do Zimbabwe produziam riqueza, os pretos do Zimbabwe eram muito mais felizes. Em Angola e Moçambique também. E não, nem pensar, nenhuma riqueza criada pelos fazendeiros brancos do Zimbabwe ia engrossar as contas da Suiça e os luxos de Londres dos fazendeiros brancos. Não, nada disso.
Terceiro ah... obviamente, se critico os EUA, só posso ser comunista. Obviamente. A propósito, aí por essas bandas, já se aperceberam que foi inventada a TV a cores?





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?