domingo, março 12, 2006

Fábulas e utopias

Entre as «formigas» mais ricas do mundo, está este ano a jovem Hind Hariri (22 anos), filha de um ex-primeiro-ministro (!) do Líbano. Infelizmente, não puderam comparecer à chamada as «formigas» Martha Stewart e Mikhaïl Khodorkovski, porque foram presas. Excederam-se nas suas actividades de «formiga»...
Não ponho em causa o mérito das «formigas» da lista Forbes. Autodidactas, como diz o Le Monde.
Na teoria do João Miranda [A Blasfémia], preocupam-me as «cigarras». Porque não o são. Aquilo a que o JM chama de «cigarras» são biliões de pessoas, a maior parte delas trabalhadores, que não merecem a (má) sorte que tiveram. Na famosa lista não estão, por exemplo, milionários africanos. E alguns até se esforçam... veja-se o que se passa em Luanda.
JM tece loas ao sistema capitalista e zomba de um morto. No qual, obviamente, de nada vale a pena bater. O comunismo não é solução para coisa nenhuma.
Pela parte que me toca, apenas não me conformo com o gigantesco desequilíbrio que o sistema capitalista fomenta - como é possível que haja cada vez mais milionários e cada vez mais miseráveis? Simplesmente acho que seria desejável que assim não acontecesse. Dentro ou fora do capitalismo.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?