segunda-feira, fevereiro 13, 2006

O choque de civilizações

O Paulo Gorjão [Bloguitica] decidiu tirar o Huntington da prateleira para, não apenas demonstrar que a sua tese do choque de civilizações não faz tanto sentido como parece, mas principalmente que está a ser deturpada nos debates em curso sobre os cartoons e o islamismo. Talvez... No entanto:
1. Não haverá actualmente um conflito supranacional, no qual encaixam os conflitos concretos mais mediáticos, que mais não é que um conflito entre civilizações?
2. Não será a face mais visível desse conflito - o terrorismo global - um conflito civilizacional puro, no qual as questões económicas, por exemplo, são relegadas para segundo plano?
3. Não haverá, à escala mundial, outros focos de conflito que apenas não eclodem porque lhes falta ignição civilizacional?
4. Porque deixam os EUA crescer à sua porta um regime pré-ditatorial, retoricamente ameaçador (o que não é desprezível no mundo actual - a retórica incendeia multidões), e que até a gigantesca arma do petróleo ao seu dispôr? Falo, é óbvio, da Venezuela de Chávez.
5. Porque se preocupa tanto a Agência da Energia Atómica, os EUA e a Europa com o Irão, mas não com a Coreia do Norte? Não seria possível construir para este país o mesmo clima de tensão que tem vindo a ser encenado (não desvalorizo a ameaça, atenção) face a Teerão?
6. O facto de não eclodirem conflitos com outras grandes civilizações - a China, por exemplo - não resulta, entre outros factores, de todas as energias da civilização ocidental (chamemos-lhe assim...) estarem concentradas no combate ao Islão (ainda para mais, não teremos sido nós a declarar a guerra - fomos para ela desafiados)?





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?