domingo, fevereiro 19, 2006

Netizen

Vous tenes entre les mains un OVNI de la presse. É assim que começa o primeiro editorial da Netizen, uma nova revista francesa destinada a «comprendre et décrypter [todos os media franceses adoptaram recentemente esta expressão...] da révolution blog».
Que eu conheça, é a primeira publicação em papel (mensal) dedicada aos blogues. Neste primeiro número, o dossier central é dedicado aos políticos (franceses) com blogue, numa espécie de antevisão das presidenciais de 2007. Mas a revista tem muitas outras coisas interessantes.
O título é uma daquelas coisas extraordinariamente francesas: Netizen resulta da contracção de Net com Citizen, ou seja, o cidadão da Net. Sendo uma ideia interessante, e que resume bem o fenómeno blog, não deixa de ser uma coisa assim como que dada ao pingarelho.
A revista não está on-line, mas tem um blog, obviamente: http://www.pointblog.com/netizen/, onde ficamos a saber que a UMP (Sarkozy, quem haveria de ser?) já se apropriou da expressão netizen, e que o segundo número vai dedicar-se à polémica dos cartoons de Maomé vista através dos blogues.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?