quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Fora da Ordem

A propósito de um parecer do Conselho Deontológico (CD) do Sindicato dos Jornalistas (SJ) gerou-se, nos blogues dos ditos (jornalistas: O insubmisso, Corta-fitas, Fonte das Virtudes, Glória Fácil...), um curioso debate que, a meu ver, está completamente ao lado do essencial.
O parecer é um absurdo total e nem me detenho muito a discutir o seu conteúdo. Até porque o conteúdo é perfeitamente secundário - o que importa para o caso é o contexto. E o contexto é que a Lusa está em mudança de ciclo (político) e o CD decidiu deixar-se instrumentalizar de uma forma totalmente despudorada.O problema fundamental com o CD e com o SJ é que ambos estão entregues, há décadas, a uma clique, muito pouco representativa do mundo real das redacções da actualidade. E está entregue a uma clique porquê? Simplesmente porque os milhares que exercem a profissão se estão perfeitamente nas tintas para estas coisas do colectivo. Quantas listas têm concorrido às eleições para o CD e o SJ?
Ora eu não percebo em quê é que a mudança de nome ou de estatuto (a Ordem) poderia mudar este estado das coisas. Alguém imagina que, com a criação da ordem, haveria um súbito interesse de uma data de gente em perder umas horas por semana a discutir, de forma serena e estruturada, o exercício da profissão? Não brinquem comigo...
[in http://www.mautemponocanil.blogspot.com/, 21 Fev 06]





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?